18 setembro 2012

Não seja como Diótrefes

A paz do Senhor, irmãos!

Achei tão interessante este texto que encontrei no iPródigo que resolvi respostá-lo aqui. Nunca tinha prestado atenção neste nome "Diótrefes", mas achei muito interessante a mensagem sobre a vida deste homem. Espero que Deus fale com você como falou comigo!


Não seja como Diótrefes

Diótrefes é um cara citado apenas uma vez na Bíblia, em uma das epístolas escritas por João, que diz: “[Diótrefes] gosta muito de ser o mais importante entre eles” (3 João v. 9). Se alguém vai ter seu nome escrito na Bíblia por alguma razão, essa é uma das mais tristes. Diótrefes era muito orgulhoso, e sempre queria toda a atenção para si.

A verdade é que alguns líderes receberão atenção. Pelo menos algum tipo, o que para alguns de nós já é mais do que gostaríamos. Mas o pecado de Diótrefes é: “Eu não quero apenas ser parte do time, eu quero ser a cara do time. Não quero apenas servir humildemente, quero que meu nome seja famoso”. E nós vivemos nessa cultura viciada em celebridades, onde pessoas que não precisam ter feito nada ficam famosas. Você já assistiu TMZ ou leu uma edição da People? [NT: TMZ está para o Videoshow como a People para a revista Caras]. Você pensa “Todas essas pessoas são famosas, mas elas não fizeram nada!”. Algumas pessoas são simplesmente famosas – lá vão elas com seus cachorrinhos dentro de suas bolsas, e o que elas fizeram? Nada. Porque são famosas? Porque somos desesperados para falar sobre alguém. E o pecado de Diótrefes é: “Eu quero que falem sobre mim, não sobre Jesus”.

Jesus escolhe doze apóstolos, mas eles não aparecem todos na mesma proporção. Se você contar os Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, e Atos também, Pedro é citado 189 vezes. João, 50. Filipe, 17. André, 13. Tomé, 11. Mateus, também chamado de Levi (alguns desses caras tem dois nomes) 9. Tiago, filho de Alfeu, 7, assim como Tadeu, ou Judas, que também tinha dois nomes, e você sabe o porquê. Havia dois discípulos com o nome Judas; e o outro tinha um certo problema, certo? “Então, o que você faz da vida?” “Sou apóstolo”. “Qual é o seu nome?” “Judas”. “Ah, já ouvi falar sobre você”. “Não, eu sou o outro Judas, mas pode me chamar de Tadeu. Eu não estou mais andando com o outro Judas”. Simão, o Zelote, 4 vezes. Bartolomeu, também chamado de Natanael, é mencionado apenas uma vez. Judas Iscariotes, 22 vezes.

Alguns desses, como Pedro, são mencionados várias vezes; outros, quase não o são. Se você quer escrever um estudo Bíblico bem simples, escreva sobre Bartolomeu. Você poderia tuitar toda a história de vida dele. “Seu nome era Bartolomeu, e ele era um apóstolo”. Nem precisa usar todos os caracteres. Isso é tudo. Não sabemos muito sobre ele. Sobre Pedro, sabemos: era impetuoso. Cortou a orelha de um soldado. Sabemos muitas coisas sobre Pedro. Tomé era o incrédulo. Tomé teve um dia ruim. E foi nesse dia que ele chamou atenção. É como se ele dissesse “Espere aí, eu melhorei depois”, mas não, ele teve um dia ruim e nós vamos continuar falando sobre aquele dia. E sobre outras pessoas, não sabemos nada a respeito.

Aceite ficar atrás das cortinas

Em um time, especialmente em um time muito diverso, algumas pessoas serão realmente proeminentes, e outras, nem tanto. Algumas aparecerão bastante e outras, só um pouco. Aceite isso. Deus chamou alguns de vocês para estar à frente. Não sejam covardes. Deus chamou alguns de vocês para liderar publicamente. Não tenham medo. Para outros, não é o caso. Seja o número dois, esteja atrás das cortinas. Seja o número três, ajude no trabalho, faça as coisas acontecerem. A verdade é que todos os caras que eu citei fizeram coisas importantes, mas sobre alguns deles, não sabemos como porque eles não estavam à frente, estavam por trás. E isso também é importante. E eu digo isso com toda sinceridade.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...