30 outubro 2012

Vivendo a Graça no dia a dia


Leia comigo estes dois textos:

“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”
João 11.21

“Tendo, pois, Maria chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”
João 11.32

Talvez, ao ler as mensagens que postamos aqui no blog durante a “Semana da Reforma” você tenha pensado que pode até ser fácil falar sobre graça, mas como colocar isto em prática?

Os textos acima falam de Marta e Maria, e de suas reações a chegada de Jesus no enterro de seu irmão, Lázaro. As duas disseram a mesma frase, mas Jesus reagiu a elas de formas totalmente diferentes. Ele repreendeu Marta e se comoveu com Maria. Por quê?

Vamos nos lembrar de quem era Marta. Uma palavra que definiria Marta só poderia ser “servir”. Ela sempre estava servindo, em todas as passagens em que ela é citada na Bíblia ela está servindo. Quando Jesus foi a sua casa, quando lhe deram um banquete... Ela sempre estava ocupada em muitos serviços. Mas olhando assim, nós imaginamos que Marta era uma mulher abençoada, dedicada. Por que será que Jesus a repreendeu? Porque ela nunca reconheceu a Graça de Deus.

Leia comigo o versículo anterior ao texto acima: “Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.” João 11.20. Quando soube que Jesus estava chegando, Marta foi correndo ao seu encontro, não para desabafar, não para adorá-lo, mas para cobrar um milagre. Marta achava que merecia algo de Deus, na verdade, ela sempre serviu por esse motivo. Ela sempre estava tentando merecer algo de Deus. E quantas vezes nós não agimos assim? Nós fazemos as coisas para merecer favor de Deus. Nós oramos, lemos a Bíblia, jejuamos, somos caridosos, mas com segundas intenções. Nós queremos poder cobrar milagres de Deus. Muitos de nós somos Marta, as igrejas cristãs estão cheias delas.

Mas o mais interessante nesta história não é Marta, mas sua irmã: Maria. Ela sempre reconheceu Graça. Qual é a característica mais impactante de Maria? Adoração. E teria como adorar a Deus sem saber o que é Graça? Não. É impossível. Toda vez que Maria se encontrava com Jesus ela o adorava, ouvindo-o pregar, gastando o seu precioso perfume com Ele... Ela era uma adoradora!

Mas observe um padrão: “E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.” Lucas 10.39, “Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.” João 12:3 e “Tendo, pois, Maria chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”João 11:32. Não conseguiu enxergar nada de diferente? O padrão que Maria estabeleceu para sua adoração era se prostrar diante de Jesus. Maria sabia quem ela era e quem Jesus era, ela reconheceu que Cristo era Rei dos Reis, Cordeiro de Deus, ela sabia que não merecia nem olhar nos seus olhos e por isso, simbolicamente, se prostrava todas as vezes que O encontrava. Maria reconheceu a Graça de Deus, e por isso, no momento mais difícil de sua vida, escolheu adorar a Deus, ao invés de cobrar milagres Dele.

Portanto, a graça não é algo tão distante do nosso dia a dia. Nós podemos aplicá-la em nossos hábitos e assim adorar a Deus todos os dias, reconhecendo sua Maravilhosa Graça. Mas para terminar, quero lembrá-lo de algo muito importante: Quem adorou mais a Deus? Marta ou Maria? Apesar de marta ter um caráter prestativo e dedicado na obra de Deus, Maria foi quem alcançou graça e favor de Deus, comovendo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...