28 novembro 2012

O vinho velho é excelente!

Hoje termina a série de mensagens sobre a parábola do Vinho novo em odres velhos e remendo novo em roupas velhas. Se você perdeu as outras mensagens, você pode conferi-las aqui:

Remendo novo em roupas velhas
Odres velhos


O vinho velho é excelente
Lucas 5:39

"E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: o velho é excelente." 

Quero mostrar esse comentário de Jesus por dois ângulos diferentes, um, sendo nós o vinho velho, e outro, sendo nós a pessoa que prova o vinho velho.

Quando nos colocamos na posição de sermos o vinho velho, primeiro temos que saber que um dia fomos o vinho novo, que necessita ser transformado no vinho velho, e que ainda não temos um sabor excelente, e para isso, temos que aceitar as mudanças que Deus coloca em nossas vidas, pois estas mudanças sempre nos trarão uma nova experiência, uma nova situação, e assim seremos dia a dia transformados, absorvendo um novo sabor, com paciência, fé, longanimidade.

É comum as pessoas reclamarem das dificuldades, mas se olharmos na palavra de Deus veremos que o Pai se encarrega de nos dar diariamente a medida certa das mudanças que precisamos para obtermos o sabor perfeito. Paulo ao escrever aos Romanos e diz que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança produz a experiência, e a experiência produz esperança. Romanos 5:3 a 5, assim Deus nos dá a tribulação, para que a cada dia cheguemos na esperança, e uma coisa leva a outra, mas é necessário ser transformado a cada instante, não parar, não retroceder, até atingirmos a qualidade proposta pelo Pai, um vinho de sabor excelente, sermos nós mesmos, para Deus, de sabor excelente. E quando nossos familiares, amigos, irmãos verem nossa mudança em Cristo, sabendo que um dia fomos o vinho novo, e provarem do nossa dia a dia, certamente dirão, o Vinho velho é excelente.

Agora, olhando para a pessoa que prova o vinho velho, é importante saber que Deus nos dá primeiro o vinho novo, que não foi transformado, que não tem ainda um bom sabor, Deus não nos leva diretamente ao vinho velho, pois aí seria retroceder, seria desviar , mas o Pai em sua grandeza, nos dá de provar o vinho novo primeiro: o emprego com dificuldades, um relacionamento difícil e assim nós experimentamos dia a dia de algo que ainda não é para nós, não foi preparado por Deus para definitivamente ficar em nossa vida. É algo transitório, é algo que vai passar, serve apenas para mostrar que o velho está para chegar.

O primeiro milagre de Jesus: a transformação da água em vinho, mostrou algo assim. Nas festas, costumava-se colocar primeiro o vinho de melhor qualidade, e depois de dias de festas, bebendo, ninguém iria notar a qualidade do vinho inferior que seria servido às pessoas, já bem fora de si. Mas assim que o mestre sala provou da água transformada em vinho, ele se admirou a dizer: "Todo mundo serve primeiro o bom vinho, mas você deixou o bom vinho para o final." João 2:10. Assim Deus diz as pessoas que provaram do vinho novo, uma vida difícil, uma vida de problemas, em relacionamentos, na vida profissional, financeira, emocional, mas principalmente espiritual, pois a vida espiritual determina todas as outras, que Deus tem reservado para aqueles que ama, o vinho velho, o vinho excelente, para o final, ainda está chegando na sua vida, o bom vinho, e quando você provar, certamente dirá: "O VINHO VELHO É EXCELENTE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...