30 novembro 2012

Pra que serve a oração?


Pra que serve a oração?



Não serve para informar a Deus.

Imagina Deus precisando ser informado do que acontece em sua vida, ou na terra. Isso não é real. Deus sabe de tudo, é onisciente, onipresente, está em todo lugar ao mesmo tempo, sabe de tudo que acontece, mesmo antes de acontecer. O salmista diz, “ A palavra não me chegou a boca, mas tu já conheces Senhor “ (Sl 139:4). Deus sabe quantos fios de cabelos temos na cabeça, o tempo todo. (Mt 10:30). Nossa oração nunca foi para informar a Deus.


Não serve para convencer a Deus

Deus tem planos definidos desde antes de o mundo existir, e nenhum dos Seus planos pode ser frustrado. (Jó 42:2). Não faz sentido tentar convencer a Deus de nada, Paulo diz em Romanos 11:34, “ Porque quem compreendeu a mente do Senhor ? Ou quem foi seu conselheiro.” Deus esta acima de qualquer compreensão, e mesmo quando profetas estavam querendo convencer a Deus de algo que o Pai já havia determinado, como Jeremias intercedendo para Deus não enviar o povo ao cativeiro, Deus fala ao profeta: “Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.” Jeremias 15:1. Não faz sentido tentar mudar a mente do Senhor, ou lhe dizer, “ Senhor, pense bem, essa é melhor” ou “ Senhor acho que isso vai dar errado “, isso seria como desprezar a sabedoria de Deus.


Então, pra que serve a oração?

A oração é o meio pelo qual nos comunicamos com Deus, é a forma que nos tornamos íntimos do criador, falando de tudo que sentimos, do que necessitamos, não apenas de bens materiais, mas de sentimentos, de paz, alegria, felicidade, tristeza, angustia, solidão, fraqueza, vitória.

Assim como narrado nos salmos, que descrevem principalmente a Davi, um homem segundo o coração de Deus, que descrevia sua intimidade com Deus em momentos de perseguição. Nas orações de Davi, ele mostra sua intimidade com Deus, e foi assim que ele se tornou o maior rei de Israel, que mesmo sendo pecador, é lembrado 3 mil anos depois como o maior dos reis.

Sua intimidade com Deus, suas orações sinceras ao criador, fizeram de Davi um homem segundo o coração de Deus. Davi descreveu em suas orações um Deus soberano como no salmo 139, ou um Deus que é Pastor que cuida de suas ovelhas, como no salmo 23, ou a bem aventurança do homem que tem prazer na lei de Deus, como no salmo 01, ou o homem que é forjado com problemas como no salmo 18, ou de quando ficou angustiado com a perseguição de seu próprio filho Absalão no salmo 03, ou mostrando a alegria daqueles que se refugiam em Deus no salmo 91. Davi se relacionava com Deus de tal forma a contar-lhe tudo, se tornou um homem intimo de Deus, por confiar extremamente no Senhor para seu conselheiro, a quem diariamente confessava sua culpa, sua dor, sua angustia, e sua alegria, seu amor, é este o maior motivo da oração, relacionar-se com Deus, confiar Nele, amá-lo mais.

Seja você também um homem, ou uma mulher, segundo o coração de Deus, e seja uma pessoa de oração.

Deus te abençoe!


Edson Prado

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...