30 novembro 2012

Pra que serve a oração?


Pra que serve a oração?



Não serve para informar a Deus.

Imagina Deus precisando ser informado do que acontece em sua vida, ou na terra. Isso não é real. Deus sabe de tudo, é onisciente, onipresente, está em todo lugar ao mesmo tempo, sabe de tudo que acontece, mesmo antes de acontecer. O salmista diz, “ A palavra não me chegou a boca, mas tu já conheces Senhor “ (Sl 139:4). Deus sabe quantos fios de cabelos temos na cabeça, o tempo todo. (Mt 10:30). Nossa oração nunca foi para informar a Deus.


Não serve para convencer a Deus

Deus tem planos definidos desde antes de o mundo existir, e nenhum dos Seus planos pode ser frustrado. (Jó 42:2). Não faz sentido tentar convencer a Deus de nada, Paulo diz em Romanos 11:34, “ Porque quem compreendeu a mente do Senhor ? Ou quem foi seu conselheiro.” Deus esta acima de qualquer compreensão, e mesmo quando profetas estavam querendo convencer a Deus de algo que o Pai já havia determinado, como Jeremias intercedendo para Deus não enviar o povo ao cativeiro, Deus fala ao profeta: “Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.” Jeremias 15:1. Não faz sentido tentar mudar a mente do Senhor, ou lhe dizer, “ Senhor, pense bem, essa é melhor” ou “ Senhor acho que isso vai dar errado “, isso seria como desprezar a sabedoria de Deus.


Então, pra que serve a oração?

A oração é o meio pelo qual nos comunicamos com Deus, é a forma que nos tornamos íntimos do criador, falando de tudo que sentimos, do que necessitamos, não apenas de bens materiais, mas de sentimentos, de paz, alegria, felicidade, tristeza, angustia, solidão, fraqueza, vitória.

Assim como narrado nos salmos, que descrevem principalmente a Davi, um homem segundo o coração de Deus, que descrevia sua intimidade com Deus em momentos de perseguição. Nas orações de Davi, ele mostra sua intimidade com Deus, e foi assim que ele se tornou o maior rei de Israel, que mesmo sendo pecador, é lembrado 3 mil anos depois como o maior dos reis.

Sua intimidade com Deus, suas orações sinceras ao criador, fizeram de Davi um homem segundo o coração de Deus. Davi descreveu em suas orações um Deus soberano como no salmo 139, ou um Deus que é Pastor que cuida de suas ovelhas, como no salmo 23, ou a bem aventurança do homem que tem prazer na lei de Deus, como no salmo 01, ou o homem que é forjado com problemas como no salmo 18, ou de quando ficou angustiado com a perseguição de seu próprio filho Absalão no salmo 03, ou mostrando a alegria daqueles que se refugiam em Deus no salmo 91. Davi se relacionava com Deus de tal forma a contar-lhe tudo, se tornou um homem intimo de Deus, por confiar extremamente no Senhor para seu conselheiro, a quem diariamente confessava sua culpa, sua dor, sua angustia, e sua alegria, seu amor, é este o maior motivo da oração, relacionar-se com Deus, confiar Nele, amá-lo mais.

Seja você também um homem, ou uma mulher, segundo o coração de Deus, e seja uma pessoa de oração.

Deus te abençoe!


Edson Prado

7 comentários:

  1. A paz do Senhor a pessoa que escreveu este texto!digitei no Google ´´ PARA QUE SERVE A ORAÇÃO´´. Apareceu milhares de post A ORAÇÃO É A CHAVE DA VITÓRIA... Li vários e vários... Eles apresentam um Deus que muda de ideia, que age segundo as palavras de suas criaturas, submisso a dedicação e aos desejos dos seus servos. Fiquei confuso... Quem serve quem? Deus é nosso servo? No seu blog (Kairós) ví palavras inspiradas e condizentes com as escrituras sagradas. Deus te abençoe muito Jéssica! Jesus me esclareceu muitas coisas e muito me edificou através do seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém, ja escutei que a oração verdade pode mudar o coração de Deus, mas no texto do blog me deixou um pouco confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mEU IRMÃO VC ESTÁ CERTO, nA bIBLIA eZEQUIAS oROU E DEUS MUDOU DE IDEIA, E ACRESCENTOU A EZEQUIAS MAIS 15 ANOS DE VIDA

      Excluir
  3. OLHA GOSTARIA DE FAZER UMA CORREÇÃO MUITO IMPORTANTE, E ESPERO QUE O DONO DO BLOG RESOLVA, ezequias na biblia adoeceu e DEUS manda o profeta Isaias dizer a ele, para ele por em ordem sua casa, pois ele iria morrer, e Ezequias fez uma oração a DEUS e clamou, e convenceu a DEUS a lhe dar vida, e DEUS acrescentou a ele mais 15 eanos em sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não mudou de ideia, Ele apenas anunciou a Morte de Ezequias 15 anos antes, e para quem conhece a história, foram os 15 piores anos da vida daquele Rei, pois nesse período, Ele permitiu a Babilônia entrar no tempo dos Judeus, e ver tudo que havia lá, depois Isaías anuncia que assim como Ele mostrou tudo o templo para os Caldeus ( Babilônia ) assim a Babilônia iria levar cativo os judeus para seu país. Acreditar que o Homem pode convencer Deus de alguma coisa, é dizer que Deus não é tão sábio assim, pois o plano de um homem foi maior que a de seu criador. Lembro que Jesus no Jardim do Jassemani pediu a Deus que passasse dele aquele cálice, a morte de Cruz, e isso não foi atendido pelo PAI. O Homem fazer Deus mudar de ideia, é acreditar num Deus pequeno. Os planos do Pai foram feitos antes da fundação do mundo, e não após o tempo ser criado, assim deus sabe de tudo, antes de tudo acontecer.

      Nossos dias, todos eles, foram escritos e determinados, antes de qualquer um deles existir.


      Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Salmos 139:16

      Excluir
  4. Quando Davi entrou para o quarto e pôs se a orar pela vida do filho do pecado com bateseba,ela íntimo de Deus,tentava fazer Deus mudar de ideia e poupar lhe a vida, não aconteceu,mas Davi tentou.Nao foi a vontade de Deus!

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...