19 dezembro 2012

Deus é a solução para todos os teus medos!




“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”
Salmos 91:1-2

Se há uma coisa que tenho aprendido ultimamente é que Deus supre todas as nossas necessidades. E no Salmo 91, Deus mostra que supre todos os nossos medos também. O versículo 2 mostra um pouco sobre o que vamos encontrar no decorrer do salmo, ou seja, Deus quer que saibamos que Ele é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso Deus e em quem podemos confiar. Vamos ver um pouco mais sobre cada um destes temas: 

Refúgio 

O que é um refúgio? É um esconderijo, onde nós nos sentimos seguros perante aos problemas. Geralmente esta palavra é usada em situações semelhantes a guerras, batalhas, perseguições. E Deus se assemelha a um refúgio, por quê? Veja no versículo 4: “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.” Quando Deus diz que Ele é o seu refúgio, Ele quer te dar a certeza de que com Ele estarás seguro. Muitas vezes, em nossas vidas nós precisamos de um lugar para ficar á sós, um lugar secreto, escondido, longe dos problemas e das dificuldades, onde nos sintamos seguros. E Deus quer ser este lugar para você, Ele quer que você reconheça que só estará seguro quando confiar no poder de Deus em sua vida. Ele quer te proteger. 

Fortaleza 

Em momentos de guerra, quando os soldados são atacados, eles logo correm para sua fortaleza. Este lugar é o que dá firmeza para os guerreiros, um lugar protegido por altas muralhas e com uma base sólida e firme, para que permaneça inabalável perante as bombas e ataques do inimigo. Quando Deus diz que é a sua fortaleza, Ele mostra que só Ele pode firmar os teus passos e te dar segurança. Ele quer proteger o seu caminho e guiá-lo até a eternidade, mantendo-o seguro dos ataques do inimigo contra a sua vida. Olhe o versículo 11: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” Outra coisa interessante sobre o termo “fortaleza” é que um soldado só se sente seguro quando está na fortaleza, ao sair dela, sabe que tudo pode acontecer. E assim nós devemos ser, ter em nossas mentes que o único lugar seguro para nossas almas é na presença de Deus, Ele é o nosso porto seguro. 

Teu Deus 

É interessante o termo que o salmista usa no versículo 1: “á sombra do ONIPOTENTE descansará”. Nós devemos ter em mente que Aquele que cuida de nós é o Deus onipotente, que tudo pode fazer e que tem o poder em suas mãos. Por isso não devemos temer mal algum, pois o criador de todas as coisas é quem nos protege. O salmo 91 é muito interessante no sentido de que não conseguimos ver o salmista dizer que devemos fazer alguma coisa, ou confiar em algo, a nossa única preocupação deve ser habitar no esconderijo do Altíssimo. Para habitar em qualquer esconderijo é preciso admitir que se está amedrontado, quando alguém chega ao ponto de procurar um esconderijo é porque todo o seu orgulho e confiança em si mesmo caíram por terra. E Deus quer que saibamos que nós dependemos Dele, Ele quer ser o seu Deus. 

Digno de confiança 

Por último, Deus quer que você confie Nele. Veja o versículo 14: “Porque se apegou a mim, também eu o livrarei;”. O Senhor quer que você se apegue a Ele, de tal forma que passe a depender Dele e a confiar a tua vida em suas mãos. Quando nós passamos a conhecer a Deus, percebemos que Ele não falha e passamos a não precisar de outra garantia da fidelidade Dele, senão o seu próprio caráter imutável. Um barco não pode colocar a sua âncora em si mesmo, da mesma forma, nós não podemos confiar em nós mesmos, na força do nosso braço. Devemos ter toda a nossa esperança em Deus e em mais ninguém. 

Sendo assim, quando o medo bater a tua porta e quiser tomar conta do teu coração, lembre-se deste salmo. Deus é a solução para todos os teus problemas, Ele supre todos os seus medos. Faça com que o Senhor seja, a partir de hoje, o seu refúgio, a sua fortaleza, o seu Deus e em quem você confia! Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...