05 dezembro 2012

Por que nos decepcionamos tanto?


“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” Jeremias 17.5

Por que será que nós nos decepcionamos tanto? Constantemente ouço alguém dizer: “Eu me decepcionei com tal pessoa”, “Eu achei que seria diferente”, “Eu nunca pensei que esta pessoa me decepcionaria”. E por que todos os dias as nossas expectativas não são superadas? Por que será que as pessoas quase nunca fazem aquilo que esperamos?

No texto de Jeremias 17, Deus nos responde: Maldito o homem que confia no homem. Mas o que Deus quis dizer com isto? A Palavra não diz que devemos amar o nosso irmão como a nós mesmos? Muitas pessoas interpretam este versículo de forma errada. Deus não está querendo dizer que não devemos nos apegar a ninguém, que não devemos amar, cultivar amizades. Na verdade, Ele fala totalmente o contrário. Nós devemos amar nossos irmãos, de tal forma, que possamos superar suas falhas.

A decepção é gerada de expectativas exageradas, nos decepcionamos quando esperamos algo diferente da realidade. E a realidade é que todos nós somos falhos, sendo assim, não devemos depositar nossas esperanças em alguém humano, pois o ser humano é imperfeito. Ás vezes nós amamos tanto alguém que “imortalizamos” esta pessoa, a tornamos santa, infalível. Mas só Deus é santo, só Deus é, realmente, fidedigno.

O que Deus quer de nós é que passemos a depositar nossa fé, nossa esperança Nele. A bíblia diz que fé é a certeza das coisas que não se vêm, mas que se esperam. E para nós, é difícil crer em algo que não vemos, confiar em alguém que não conseguimos enxergar, apalpar. E sendo assim, para facilitar o processo, nós colocamos nossa confiança em pessoas, em situações, em circunstâncias. Como diz o texto acima, nós fazemos da carne o nosso braço e acabamos nos distanciando de Deus, o único que não falha, o único que não desiste, o único que não muda.

Então, a receita para não se decepcionar é confiar só em Deus, esperar em suas promessas e em mais nada. Fazendo isto, suas amizades durarão mais, seu casamento já não será mais tão difícil, pois você entenderá que as pessoas falham e não estará firmado no que as pessoas fazem, pois são imperfeitas, mas confiará em Deus, o Excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...