08 janeiro 2013

João Calvino e “Os Cinco Pontos do Calvinismo”

Introdução
Bom,meu nome é Gabriel, sou um novo membro do ministerio, e por sinal gostei muito, eu vi que a igreja tinha um site onde postavam  vídeos,imagens,etc. E então, estou tentando ajudar com o que posso,  não tenho um vasto conhecimento teológico,mas faço o que posso para a honra e gloria do senhor Jesus !

TULIP

Estas doutrinas são: Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível e Preservação e Perseverança dos Salvos.
“Do Senhor vem a salvação”. Jonas 2:9.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:8-10.

O novo rumo de calvino.

Apesar de nascer em um lar simplório, João Calvino contou com um pai interessado em que tivesse uma educação de qualidade. Por conta disso, estudou em prestigiadas instituições de ensino de sua época como o Collège de la Marche e o Collège de Montaigu. A princípio Calvino foi direcionado para a carreira eclesiástica, mas essa trajetória tomou um novo rumo por um desentendimento de seu pai com os clérigos de Noyon. Calvino foi mandado então para a conceituada universidade de Orléans na qual se formou bacharel em direito em 1531.

Quick FAQ

P: João Calvino escreveu o TULIP ?
R: Não
P: Então foi quem?
R: Estes cinco pontos foram formulados pelo Sínodo de Dort, Sínodo este convocado pelos estados Gerais (da Holanda) e composto por um grupo de 84 Teólogos e 18 representantes seculares. 
P: Porque cinco pontos ?
R: Em resposta aos Cinco Pontos do Arminianismo, o Sínodo de Dort elaborou também o que conhecemos como Os Cinco Pontos do Calvinismo

OBS: Estes pontos do calvinismo são conhecidos mundialmente pela palavra TULIP, um acróstico popular que na língua inglesa que significa:
  
   
   
T otal Depravity                       Total Depravação
U nconditional Election           Eleição Incondicional
L imited Atonement                 Expiação Limitada
I rresistible Grace                    Graça Irresistível                     
P erseverance of Saints            Perseverança dos Santos


Depravação Total

O homem foi criado por Deus com uma vontade livre, sem inclinação natural para o mal. Adão escolheu desobedecer a Deus e como conseqüência de seu erro morreu(legalmente) no momento em que comeu do fruto proibido. A morte espiritual de Adão (e de toda sua descendência) reflete-se na vontade do homem, agora naturalmente inclinada para o mal. A vontade do homem é totalmente depravada, uma vez que não é capaz de escolher nem tampouco desejar o bem.

Eleição Incondicional

Deus, em sua infinita misericórdia, escolheu incondicionalmente alguns homens para salvar, sem que os escolhidos tenham mérito nenhum. O critério dessa escolha é a vontade de Deus, exclusivamente Sua vontade, não é baseada no pré –conhecimento divino daqueles que creriam. Não é conseqüência , mas sim causa, da crença do homem em Jesus.

Expiação Limitada

Deus enviou ao mundo Seu Filho para cumprir toda a Lei e morrer sem pecado, para por meio de Seu sacrifício perfeito expiar os pecados dos eleitos de Deus, e somente dos eleitos. A expiação dos pecados por meio de Cristo não está disponível a todos os homens, somente para os que têm fé, e esses, somente a têm, porque foram escolhidos por Deus para a salvação, e d’Ele receberam a fé em Jesus.

Graça Irresistível

Aqueles a quem Deus escolheu para a salvação serão, inevitavelmente, alcançados pela graça de Deus em algum momento de suas vidas. Essa graça regenera o homem e liberta sua vontade natural totalmente depravada fazendo-o capaz de desejar o bem. A graça irresistível, depois de libertar a vontade do homem, atua em função de moldar eficazmente sua crença em favor de Cristo.

Perseverança dos Santos

A vontade regenerada do homem e sua postura temente a Deus, por ter sido gerada pelo próprio Deus, será por Ele também mantida e o escolhido, ainda que passe por momentos de dúvida e crises de fé, perseverará nos caminhos do Senhor até o fim de Sua vida. Um eleito em hipótese alguma perderá a coroa da vida, pois é o próprio Deus quem o mantém nos caminhos da justiça.

Ou Seja: Você é salvo porque Deus te salvou sem MÉRITO NENHUM.



Porque muitos são chamados, mas poucos,escolhidos. 
Matheus 22:14
                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...