05 março 2013

Vi por aí - Amor e compromisso

Bom dia irmãos!

Vou postar hoje um vídeo que vi no blog da Comunidade Cristã Abrigo 7 mas que pelo jeito, foi editado pela Editora Fiel.




Achei muito interessante, e de início, até estranho o que é comentado nesse vídeo por John Piper, Don Carson e Tim Keller. A mensagem do vídeo se resume a uma frase "É a aliança que sustenta o amor, e não o amor que sustenta a aliança". Eis a razão do meu espanto: "Como assim? Não é o amor que sustenta todas as coisas? Não é o sentimento que um casal sente entre si que os mantém juntos?" Mas ao assistir o vídeo eu entendi do que se tratava.

A aliança que um casal traz no dedo simboliza a promessa de fidelidade, devoção, compromisso e perseverança. E o amor que falamos aqui não é o amor de Cristo, mas o nosso amor, limitado a afeição, romance, empatia, afinidade. Não poucas vezes vemos alguém se divorciar ou quase chegar a isso porque "ele" ou "ela" mudaram. Mas a verdade é que a coisa mais certa e óbvia é que ambos irão mudar, as possibilidades de que permaneçam as mesmas pessoas após vários anos, filhos, empregos, sucessos, fracassos e conquistas são remotas. As pessoas mudam e isso é óbvio. Mas a promessa não pode mudar! Quando se faz essa promessa de estar com alguém para sempre é preciso estar ciente de que o cônjuge não será eternamente a pessoa com quem você se casou e o sentimento vivenciado por ambos também virá a mudar, mas é a promessa de persistência e fidelidade que faz com que um persista no outro e se "re-apaixone" dia após dia.

A promessa que se faz diante de Deus e do mundo de amar, respeitar, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença... esta deve permanecer, mesmo que os sentimentos mudem, pois esta perseverança em escolher amar a cada dia é que faz o amor se renovar mesmo após anos e anos juntos. É preciso buscar graça de Deus para que ambos possam manter a sua promessa e assim honrar ao nome de Deus com uma das instituições mais sagradas criadas por Ele mesmo, a família!


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...